A Embrapa em 2021

A sustentabilidade em padrões internacionais

A Embrapa e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU

Em 2015, a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu uma agenda mundial com 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que visam à construção e implementação de políticas públicas para guiar a humanidade até 2030. Participaram da elaboração dessa
iniciativa 193 países-membros. A agenda contempla um plano de ação internacional para o alcance desses ODS, desdobrados em 169 metas, que abordam diversos temas e estão organizados em cinco pilares, denominados os 5 Ps da sustentabilidade: pessoas (social), planeta (ambiental), prosperidade (econômica) e parceria e paz (institucionais).

Em 2021, a Rede ODS da Embrapa realizou diversos esforços no intuito de vincular sua atuação aos 17 ODS, sendo que a principal conclusão é de que a Empresa está fortemente alinhada ao governo brasileiro para alcance dos ODS. Anualmente, é feita no Balanço Social uma avaliação de impacto de uma significativa amostra de tecnologias, abrangendo as dimensões social, econômica e ambiental. Com o apoio da Rede ODS Embrapa, em 2021, 156 das 170 soluções tecnológicas apresentadas neste Balanço Social foram alinhadas a 131 metas ODS do VII Plano Diretor da Embrapa (VII PDE), as quais contribuem em maior ou menor grau para o alcance dos cinco pilares da Agenda 2030: 145 para Pessoas, 131 para Prosperidade, 143 para Planeta e 47 para Paz e 97 para Parcerias.

Veja mais informações aqui.

Nesse contexto, destacaram-se os objetivos ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), ODS 8 (Trabalho Decente e Crescimento Econômico) e ODS 12 (Consumo e Produção Responsáveis), sendo que 80% das tecnologias contribuem para o atingimento da meta ODS 2.4 (dobrar a produtividade agrícola e a renda dos pequenos produtores de alimento); 73% das tecnologias para a meta 2.3 (garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos); 74% para a meta 12.2 (gestão sustentável e uso eficiente dos recursos naturais); e 72% para a meta 8.2 (atingir níveis mais elevados de produtividade das economias, por meio da diversificação, modernização tecnológica e inovação).

É digno de nota que, em 2021, a Assembleia Geral da ONU estabeleceu como o Ano Internacional das Frutas e Hortaliças. Nessa linha, a Embrapa apresenta 53 tecnologias nesse tema, entre as 156 tecnologias de impacto avaliadas e alinhadas às metas ODS.

A Embrapa participou, como vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), de 37 oficinas do Projeto Metas ODS, uma ação no âmbito da Estratégia Agenda Brasil Mais Sustentável, coordenada pela Secretaria de Articulação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República, cujo objetivo era priorizar metas e iniciativas governamentais que possam apontar como o Brasil contribui e está avançando no cumprimento dos 17 ODS.