Web Content Display Web Content Display

  • Cese - Programa de Pesquenos Projetos (PPP)

    Objeto:  A Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese) atua na promoção, defesa e garantia de direitos no Brasil. Criada por Igrejas Cristãs, tem a missão de fortalecer organizações da sociedade civil, especialmente as populares, empenhadas nas lutas por transformações políticas, econômicas e sociais que conduzam a estruturas em que prevaleça a democracia com justiça.

    O Programa de Pequenos Projetos (PPP) demonstra a visão plural e a capilaridade da instituição que apoia uma diversidade de atores sociais que lutam por direitos em todo o País: jovens rurais e urbanos; crianças e adolescentes; mulheres; populações tradicionais (indígenas, quilombolas, pescadores artesanais, entre outros). São iniciativas nas áreas de direitos humanos, meio ambiente, fortalecimento institucional, desenvolvimento econômico, educação, saúde popular, comunicação e cultura.

    Prazo de inscrição: Fluxo contínuo

    Eligibilidade:  A Cese apoia movimentos sociais populares, associações, sindicatos, grupos de base, cooperativas, fóruns e articulações, organizações não-governamentais de apoio e assessoria ao movimento popular, pastorais sociais e diaconias das igrejas.

    Empresas e fundações a elas ligadas, fundações e órgãos públicos, universidades, pessoas físicas e microempreendedores individuais (MEI) não são apoiadas pela Cese.

    Valor financiado: A Cese não tem estipulado o valor máximo para apoio dos pequenos projetos, pois este varia de acordo com o tipo de atividade a ser desenvolvida, a abrangência e o número de beneficiários.

    Forma de solicitação: As propostas devem ser encaminhadas para o e-mail projetos@cese.org.br.

    Contato: projetos@cese.org.br

    Mais informações aqui.

    Nota: Os interessados devem acessar os Formulários para a elaboração da proposta.

  • Chamadas Iniciativa Darwin _ Rodada 29

    Objeto: A Iniciativa Darwin é um programa do Departamento de Meio Ambiente, Alimentação e Assuntos Rurais (Defra), do governo do Reino Unido. A Iniciativa Darwin é um dos Fundos do Desafio de Biodiversidade do Defra. Ele concede de forma competitiva doações para atividades de conservação da biodiversidade e redução da pobreza em países elegíveis, ajudando esses países a cumprir seus compromissos sob os Acordos Multilaterais de Meio Ambiente, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e política nacional.

    A Rodada 29 da Iniciativa Darwin inclui as seguintes modalidades:

    - Darwin Initiative Principal – para projetos ambientais entre £ 100.000 e £ 600.000.

    - Darwin Initiative Extra - para projetos entre £ 600.000 e £ 5 milhões.

    Prazo de inscrição:

    Darwin Initiative Principal: 25 de julho de 2022.

    Darwin Initiative Extra: 3 de outubro de 2022.

    Resultados esperados:

    • Espera-se que os projetos da Iniciativa Darwin contribuam para a redução da pobreza;
    • Melhoria da capacidade das organizações locais e nacionais identificadas como partes interessadas durante a sua vida e no futuro;
    • Fortalecimento, promoção e uso de evidências das melhores práticas para serem compartilhadas.

    Premissas:

    Projetos que têm o potencial de serem dimensionados para gerar maior impacto;

    Espera-se fortemente que todos os projetos busquem e trabalhem com parceiros no país, com o envolvimento significativo e precoce das partes interessadas no país;

    Todos os projetos devem considerar como contribuirão para reduzir a desigualdade entre gêneros, com atividades previstas para gerar benefícios líquidos para mulheres e meninas;

    Os projetos devem demonstrar uma forte relação custo-benefício em termos de impactos esperados de cada libra gasta.

    Aplicação: www.darwininitiative.org.uk/apply/

    Contato: darwin-applications@ltsi.co.uk

    Mais informações: www.darwininitiative.org.uk

  • Chamada CNPq/SESCOOP Nº 11/2022 - Pesquisa em Cooperativismo

    Objeto: Apoiar projetos de pesquisa que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação do País, na área de cooperativismo.

    Linhas de Pesquisa:

    Linha 1 – Impactos econômicos, sociais e ambientais do cooperativismo

    Linha 2 – Competitividade e inovação no cooperativismo

    Linha 3 – Desenvolvimento organizacional e promoção da prática cooperativista

    Linha 4 – Cenário jurídico do cooperativismo

    Prazo de inscrição: 28 de abril a 17 de junho de 2022.

    Mais informações aqui.

  • Desafio de Química para Ação Climática - Fundação Elsevier

    Objeto: O Desafio de Química para Ação Climática da Fundação Elsevier agora está aberto para indivíduos e organizações cujos projetos usam soluções químicas verdes e sustentáveis para enfrentar alguns dos maiores desafios de sustentabilidade do mundo em desenvolvimento.

    Com um novo foco na Ação Climática, o Desafio também apoia o ODS5, Igualdade de Gênero, reconhecendo o papel fundamental que as mulheres desempenham no combate às mudanças climáticas.

    Os projetos submetidos ao Desafio devem integrar uma dimensão de gênero (como abordar o papel das mulheres na adaptação às mudanças climáticas e participar na formulação de políticas e papéis de liderança) em seus projetos.

    Com um novo foco na Ação Climática, o Elsevier Foundation Challenge também visa reconhecer o papel fundamental que as mulheres desempenham no combate às mudanças climáticas. A ONU Mulheres relata que, globalmente, um quarto de todas as mulheres economicamente ativas estão engajadas na agricultura, onde devem lidar com as consequências climáticas, como a quebra de safras, e também têm responsabilidades desproporcionais de coletar água e combustível cada vez mais escassos.

    Os projetos submetidos ao Desafio devem, portanto, levar em consideração componentes de gênero, como abordar o papel das mulheres na adaptação às mudanças climáticas e participar da formulação de políticas e papéis de liderança.

    Informações do Prêmio:

    O Desafio de Química para Ação Climática da Fundação Elsevier concede 2 prêmios de € 25.000 cada.

    O Desafio premia projetos que usam soluções químicas verdes e sustentáveis para enfrentar alguns dos maiores desafios de sustentabilidade do mundo em desenvolvimento – incentivando pesquisadores a apresentar novas soluções. Os prêmios serão entregues durante um evento especial em outubro de 2022.

    Critérios para avaliação dos projetos:

    A proposta descreve claramente a urgência do problema. Forneça uma descrição do histórico do projeto e inclua uma descrição do contexto mais amplo e destaque como o projeto se vincula aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e, mais particularmente, como o projeto se vincula ao ODS13 Ação Climática e as submetas deste ODS como: fortalecer a resiliência aos perigos relacionados ao clima, melhorar a educação e a conscientização, atender às necessidades dos países em desenvolvimento.

    O projeto utiliza uma abordagem inovadora de química e ciências químicas verde e sustentável, por exemplo:

    - Redução e utilização de CO2, produção mais limpa, conversão e armazenamento de energia reduz ou elimina o uso ou geração de uma ou mais substâncias ou materiais perigosos

    - Uso mais sustentável de recursos e produção mais limpa de baixo consumo de energia

    - Aumentar a reutilização ou reciclabilidade de produtos químicos/produtos

    - Desenha um novo modelo de negócios relacionado à economia circular.

    O projeto é replicável, escalável, sustentável (certifique-se de especificar o porquê) e define uma referência para inovação – novas ideias ou conceitos em desenvolvimento terão preferência sobre projetos mais avançados.

    A proposta destaca a novidade de sua abordagem e fornece uma breve visão geral da literatura sobre o que foi feito antes, tanto por você quanto por outros (“background”).

    O projeto é aplicável e adequado para países em desenvolvimento. Descreva o impacto social do projeto nas comunidades locais, incluindo a igualdade de gênero tanto na concepção quanto na implementação.

    O projeto deve ter um componente de gênero impactante, descrevendo claramente as dimensões de sexo/gênero da pesquisa.

    Incluir um plano de implementação do projeto. Observe que, se o projeto foi desenvolvido em um país de alta renda, é necessário demonstrar a transferência de conhecimento contextualmente apropriada para o país de baixa renda, por exemplo, por meio de implementação de um país em desenvolvimento ou parceiro(s) de pesquisa. Se a ideia apresentada já estiver patenteada, não será elegível.

    Prazo para submissão: 14 de julho de 2022

    Mais informações aqui.