Impactos

Reconhecimento da sociedade

Os prêmios e os premiados da Embrapa

Em 2021, a Embrapa, seus empregados, seus produtos, suas ações e seus projetos receberam 78 prêmios, dos quais 18 internacionais, 4 científicos, 31 nacionais e 25 regionais.

Prêmios internacionais

  • Prêmio 2020 CIGR Merit Award, entregue em 2021 pela Comissão Internacional de Engenharia Agrícola e de Biossistemas (CIGR) ao pesquisador Amauri Rosenthal, da Embrapa Agroindústria de Alimentos.
  • Prêmio Blue Sky Young Researchers and Innovation, concedido pelo International Council of Forest & Paper Associations (ICFPA) à bolsista da Embrapa Florestas, Francine Ceccon Claro, sob a orientação do pesquisador Washington Luiz Esteves Magalhães.
  • Prêmio do Instituto Internacional Despertando Vocações (IIDV), concedido ao trabalho Avaliação do custo de produção de celulose bacteriana usando subprodutos agroindustriais, apresentado no II Congresso Internacional da Agroindústria (II Ciagro 2021). As autoras são Erika Fraga de Souza, Monique Cristine da Silva Pires e Leda Maria Fortes Gottschalk, respectivamente técnica, bolsista e pesquisadora da Embrapa Agroindústria de Alimentos.
  • Prêmio Global do Programa de Líderes Positivos para o Clima Corteva Agriscience 2021, concedido ao pesquisador Abílio Rodrigues Pacheco, da Embrapa Florestas, pela empresa multinacional Corteva.
  • Prêmio Youth4Climate, concedido pela Organização das Nações Unidas (ONU) à Karina Berbert Bruno, integrante do projeto TerraClass Cerrado, desenvolvido pela Embrapa em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).
  • Reconhecimento como Pesquisadores Mais influentes do Mundo, concedido pela empresa Clarivate Analytics ao pesquisador Luiz Henrique Capparelli Mattoso, da Embrapa Instrumentação, pela citação de seus trabalhos científicos em publicações do Brasil e do exterior, entre janeiro de 2010 e dezembro de 2020, na base de dados Web of Science (WoS).
  • Primeiro lugar, na categoria Pôster, alcançado por Maria Thalia Lacerda Siqueira, estudante da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), sob a supervisão do pesquisador Fábio de Lima Gurgel, da Embrapa Amazônia Oriental, nos seguintes trabalhos apresentados no VI Congresso Internacional das Ciências Agrárias: Teores foliares dos micronutrientes Cu, Fe, Mn e Zn em um pomar de laranjeira ‘Pera’ diversificado com porta-enxertos e Análise Foliar em pomar de laranjeira ‘Pera’ em combinação com diferentes porta-enxertos. Esses trabalhos envolveram ainda a coautoria do professor Eric Victor de Oliveira Ferreira e dos estudantes Milton Garcia Costa e Antônia Erica Santos Souza, todos da Ufra.
  • Reconhecimento aos pesquisadores Artur Jordão de Magalhães Rosa, da Embrapa Cerrados, e Mariangela Hungria, da Embrapa Soja, como membros associados da Academia Mundial de Ciências (The World Academy of Sciences – TWAS).
  • Reconhecimento pela Organização das Nações Unidas (ONU), por intermédio da 2ª Chamada Aberta para Boas Práticas, Histórias de Sucesso e Lições Aprendidas ODS, à Embrapa Pesca e Aquicultura, por seus trabalhos em sistemas agrícolas da região do Matopiba, e à Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, pelo Projeto Bem Diverso, que contribuiu para a redução de 84% dos focos de fogo e manejo sustentável em mais de 1 milhão de hectares em diversos biomas brasileiros.
  • Eleição do pesquisador George Brown, da Embrapa Florestas, como representante da Rede Internacional sobre a Biodiversidade do Solo (NETSOB), criada pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).
  • Designação do pesquisador Silvio Crestana, da Embrapa Instrumentação, pelo Rei Mohamed VI, para integrar a Academia Hassan II de Ciência e Tecnologia do Marrocos.
  • Premiação dos pesquisadores Paulo Cruvinel e Maurício Pereira, da Embrapa Instrumentação, pela classificação entre os Melhores Trabalhos da Sexta Conferência Internacional sobre Avanços em Sensores, Atuadores, Medição e Detecção (ALLSENSORS 2021), realizada em Nice (França), por sua pesquisa no desenvolvimento de uma rede de sensores sem fio com protocolo LoRa, que auxilia na decisão de risco agrícola.
  • Premiação entre os 10 Melhores Trabalhos, na categoria Pôster, apresentados no II Congresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (WCCLF 2021), recebido pelo artigo Structural Features of Humic Acids Extracted from Integrated Crop-Livestock-Forest System, de autoria dos pesquisadores Alberto Carlos de Campos Bernardi, José Ricardo Macedo Pezzopane e Patrícia Perondi Anchão Oliveira, da Embrapa Pecuária Sudeste.
  • Premiação entre os 10 Melhores Trabalhos, na categoria Pôster, apresentados no II Congresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (WCCLF 2021), recebido pelo trabalho Soil carbono Stocks of intensive grazing and sillvopastoral systems, de autoria dos pesquisadores Patrícia Perondi Anchão Oliveira, José Ricardo Macedo Pezzopane e Alberto Carlos de Campos Bernardi, da Embrapa Pecuária Sudeste.
  • Indicação da pesquisadora Janice Ciacci Reis Zanella, da Embrapa Suínos e Aves, para participar do One Health High Level Expert Panel (OHHLEP), Painel de Especialistas de Alto Nível em Saúde Única, que deverá orientar a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO); a Organização Mundial da Saúde Animal (OIE); o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma); e a Organização Mundial da Saúde (OMS) no desenvolvimento de um plano de ação global de longo prazo para evitar surtos de doenças infeciosas de origem animal.
  • Terceiro lugar, na categoria Geral, no II Congresso Mundial sobre Sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, alcançado pelo trabalho Big Earth observation data and machine learning for mapping crop-livestock integrated system in Brazil, desenvolvido no âmbito do projeto GeoABC pelos pesquisadores Margareth Gonçalves Simões e Rodrigo Peçanha Demonte Ferraz, da Embrapa Solos, em parceria com Patrick C. Kuchler (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj) e Agnès Bégué (Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement – Cirad).
  • Outorga pela Hacieda Nelori, durante a 45ª Feira Interacional de Santa Cruz de La Sierra (Expocruz), de duas placas de reconhecimento à Embrapa Gado de Corte, por intermédio do chefe-geral Antonio do Nascimento Ferreira Rosa, em reconhecimento ao trabalho de melhoramento genético da raça Nelore.

Prêmios Científicos

  • Menção Honrosa no XIII Simpósio Brasileiro de Farmacognosia, entregue ao trabalho A quimioetnotaxonomia do breu canaurau da Amazônia: um exsudato animal ou vegetal?, realizado pelo pesquisador Humberto Ribeiro Bizzo, da Embrapa Agroindústria de Alimentos, em coautoria com Rayane da Cruz Albino, Suzana Guimarães Leitão e Danilo Ribeiro de Oliveira (Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ), além de Eduardo Rodrigues da Silva (Instituto Federal do Rio de Janeiro – IFRJ).
  • Prêmio Professor Heitor Luiz Soares Moura de Excelência na Produção Científica, Bibliográfica e Técnica/Tecnológica, concedido pela Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense (UFF) ao pesquisador Daniel Vidal Perez, da Embrapa Solos.
  • Prêmio de Melhor Artigo, concedido pelo comitê científico do IV Simpósio de Inovação e Empreendedorismo Público em Tempos de Crise (IV Siegep) ao trabalho Inovação e empreendedorismo: o novo radar da inovação em pequenas empresas do Distrito Federal, de autoria do analista Cleidson Nogueira Dias, da Secretaria de Inovação e Negócios (SIN) da Embrapa.
  • Prêmio de Melhor Trabalho, na categoria Fitotecnia, concedido pela Comissão Organizadora do 16º Seminário Nacional de Milho Safrinha 2021 aos pesquisadores Emerson Borghi e Decio Karam, da Embrapa Milho e Sorgo, juntamente com Júlia Resende Oliveira Silva (Universidade Federal de Viçosa), Dieimisson Paulo Almeida (Instituto de Ciência e Tecnologia Comigo – ITC) e Antônio Eduardo Furtini Neto (Universidade Federal de Lavras – Ufla) pelo estudo Cultivo Intercalar Antecipado de Milho Segunda Safra nas Entrelinhas da Soja – ANTECIPE.

Prêmios nacionais

  • Premio Norman Bourlaug, concedido pela Associação Brasileira de Agronegócio (ABAG) ao presidente da Embrapa  Celso Luiz Moretti
  • 100 Mulheres Poderosas do Agro, lista divulgada pela revista Forbes Brasil no Dia Internacional da Mulher Rural, da qual participam: Mariangela Hungria, pesquisadora da Embrapa Soja; Maria Fátima Grossi de Sá, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia; Elizabeth Fernandes, da Embrapa Gado de Leite; Fabiana Villa Alves, da Embrapa Gado de Corte; Lourdes Brefin, da Embrapa Solos; Henriette Azeredo e Morsyleide Rosa, ambas da Embrapa Agroindústria Tropical.
  • Primeiro lugar, na categoria Geral, na 3ª edição do Prêmio MapBiomas, promovido pelo Projeto de Mapeamento Anual do Uso e Cobertura da Terra no Brasil, concedido ao artigo GeoABC e MapBiomas: Classificação dos Sistemas Integrados de Produção em Apoio ao Monitoramento da Intensificação Sustentável da Agricultura Brasileira, escrito pelos pesquisadores Margareth Gonçalves Simões e Rodrigo Peçanha Demonte Ferraz, da Embrapa Solos, em coautoria com Patrick C. Kuchler (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Uerj), Agnès Bégué (Centre de Coopération Internationale en Recherche Agronomique pour le Développement – Cirad) e Damien Arvor (Centre National de la Recherche Scientifique – CNRS).
  • Certificado de Gestão a partir de 2020 na Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, concedido ao pesquisador Paulo Augusto Vianna Barroso, da Embrapa Territorial.
  • Homenagem ao pesquisador Alexandre Nepomuceno, chefe-geral da Embrapa Soja, durante a Comemoração de 25 anos da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), por estar entre seus membros mais longevos.
  • Homenagem de Reconhecimento, concedida pela Associação Brasileira de Milho e Sorgo (ABMS) a Gessi Ceccon, analista da Embrapa Agropecuária Oeste, por seu empenho na pesquisa e difusão do milho safrinha e da braquiária.
  • Homenagem do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) à pesquisadora Flavia Barbosa, da Embrapa Arroz e Feijão, no rol das 27 engenheiras e geocientistas que impulsionam a retomada econômica do Brasil.
  • Inserção do nome da ex-pesquisadora Marília Locatelli (in memoriam), da Embrapa Rondônia, no Livro do Mérito 2021 pelo Sistema do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea/Crea) e pela Mútua, Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea.
  • Mérito ABCZ Expogenética 2021, na categoria Pesquisador, entregue pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu ao pesquisador Roberto Augusto De Almeida Torres Junior, da Embrapa Gado de Corte.
  • Prêmio Cotton Legends, entregue pela empresa Cotton Apps ao pesquisador Fernando Mendes Lamas, da Embrapa Agropecuária Oeste, por sua dedicação à cultura do algodão.
  • Prêmio Competência Profissional Mulher 2021, concedido pelo Instituto Multidisciplinar à pesquisadora Guilhermina Maria Viera Cayres Nunes, da Embrapa Cocais.
  • Prêmio de Melhor Artigo, na categoria Graduação, concedido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) ao trabalho Self-Organizing Map approach to cluster Brazilian agricultural spatiotemporal diversity, apresentado no II Workshop de Pesquisa Bahia-Alagoas-Sergipe (PESQBASE) pelo bolsista de iniciação científica Flávio Santos, sob a orientação do pesquisador Marcos Aurelio Santos da Silva, da Embrapa Tabuleiros Costeiros. 
  • Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2021, concedido à Embrapa Cocais pela ferramenta de uso individual para quebra do coco-babaçu, destinada a quebradeiras de coco, desenvolvida pelo pesquisador da Unidade José Mario Ferro Frazão, em conjunto com o engenheiro Ivanildo Madeira de Albuquerque, da empresa Brahmany Consultoria Técnica.
  • Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2021, concedido à Embrapa Florestas pela iniciativa Pomares para a produção precoce e diferenciada de pinhão em pequenas propriedades, coordenada pelo pesquisador da Unidade Ivar Wendling.
  • Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2021, concedido à Embrapa Rondônia pela Prática educomunicativa de produção de videoclipes ambientais com músicas regionais da Amazônia, desenvolvida pela pesquisadora da Unidade Vânia Beatriz Vasconcelos de Oliveira.
  • Prêmio Fundação Banco do Brasil de Tecnologia Social 2021, concedido à Embrapa Suínos e Aves pelo desenvolvimento do aplicativo Custo Fácil, sob a responsabilidade do pesquisador da Unidade Marcelo Miele.
  • Prêmio Fundação Bunge 2021, área de Ciências Agrárias, categoria Vida e Obra, concedido ao pesquisador Eduardo Delgado Assad, da Embrapa Agricultura Digital.
  • Prêmio Henry Nestlé, na categoria Nutrição Clínica, concedido pela Nestlé S.A. ao estudo Efeito do Consumo de Passiflora Setacea em Marcadores de Resistência Insulínica em Indivíduos com Sobrepeso, elaborado pela pesquisadora Ana Maria Costa, da Embrapa Cerrados, em parceria com Isabella Duarte, Maria Carolina Souza, Rafaela Curinga Henrique Mendonça, Livia Oliveira e Tatiana Borges (Universidade de Brasília – UnB), além de Dragan Milenkovic (University of California Davis) e Neuza Hassimotto (Universidade de São Paulo – USP).
  • Prêmio Linda Caldas 2021, na categoria Trabalho Científico, concedido pela Associação Brasileira de Cultura de Tecidos (ABCTP) ao artigo Comparison of shoot tip culture and cryotherapy for eradication of ampeloviruses associated with Pineapple mealybug wilt in wild varieties, de autoria dos pesquisadores Fernanda Vidigal Duarte Souza e Eduardo Chumbinho de Andrade, da Embrapa Mandioca e Fruticultura, do professor Everton Hilo de Souza e dos bolsistas Patrícia Araújo Guerra, Daniela de Andrade Silva Max e Rafaelle Souza de Oliveira (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB).
  • Prêmio Mérito Agropecuário Deputado Homero Pereira – categoria Empresa de Pesquisa e Desenvolvimento Agropecuário, concedido pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados à Embrapa, por intermédio da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (Sire).
  • Prêmio Pecuária Saudável – Educação e Comunicação para a Defesa Sanitária, na categoria Instituição Pública, concedido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), à Comissão de Educação Sanitária (CES) do Mapa, da qual fazem parte os analistas Verônica Schinaider Pereira e Raul Costa Mascarenhas Santana, veterinários da Embrapa Pecuária Sudeste.
  • Prêmio Professor Geraldo Gonçalves Carneiro, na categoria Melhor Artigo publicado em 2020, concedido pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) aos pesquisadores Alexandre Berndt, André de Farias Pedroso, Teresa Cristina Alves e Patrícia Perondi Anchão Oliveira, da Embrapa Pecuária Sudeste, pelo trabalho Pasture intensification in beef cattle production can affect methane emission intensity.
  • Prêmio Professor Samuel Benchimol, edição 2020/2021, na categoria Projetos de Desenvolvimento Sustentável na região Amazônica, entregue pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), pelas Federações de Indústrias da Região Amazônica e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), à analista Daniela Maciel Pinto, da Embrapa Territorial, por seu trabalho Soluções sustentáveis para a agricultura familiar da Amazônia.
  • Prêmio Zootecnistas Mais Influentes do Ano, edição 2021, concedido pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) à pesquisadora Fabiana Villa Alves, da Embrapa Gado de Corte, junto com outros quatro profissionais da área.
  • Primeiro lugar entre as empresas que realizam open innovation no setor de agronegócio, concedido à Embrapa, por intermédio da Secretaria de Inovação e Negócios (SIN), pela 100 Open Startups, principal plataforma de open innovation da América Latina.
  • Reconhecimento como Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Ciência Agronômica (ABCA) ao pesquisador Alfredo Kingo Oyama Homma, da Embrapa Amazônia Oriental, pelo desenvolvimento de pesquisas socioeconômicas na região amazônica.
  • Reconhecimento da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) à pesquisadora Ana Clara Rodrigues Cavalcante, da Embrapa Caprinos e Ovinos, eleita para compor a lista dos zootecnistas mais influentes do agronegócio brasileiro da ABZ, edição 2021.
  • Reconhecimento da Revista Época Negócios ao pesquisador Eduardo Delgado Assad, da Embrapa Agricultura Digital, entre as 100 Personalidades Inovadoras no enfrentamento da crise climática.
  • Troféu Empreendedor Destaque 2021, entregue pelo Grupo Empreendedores do Brasil, por intermédio da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), ao pesquisador Evaristo Eduardo de Miranda, da Embrapa Territorial.
  • Troféu James Heffernan, na categoria especial Educador do Ano, concedido pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) ao analista Jorge Antonio Menna Duarte, da Secretaria de Inteligência e Relações Estratégicas (Sire).

Prêmios regionais

  • Comenda Nacional e Grande Colar Digital Ministro Alysson Paolinelli, recebido pelo presidente da Embrapa Celso Luiz Moretti, da Comissão do Direito do Agronegócio Estadual da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais (OAB-MG).
  • 22º Prêmio Fritz Müller, concedido pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) à Embrapa Suínos e Aves, pelo desenvolvimento do Software de Gestão Ambiental da Suinocultura (SGAS).
  • Comenda da Ordem do Mérito Legislativo Municipal de Curvelo, concedida pela Câmara Municipal de Curvelo, MG ao pesquisador Frederico Ozanan Machado Durães, chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, por sua trajetória pessoal e profissional.
  • Comenda Semear, concedida pela Federação das Associações e Entidades Rurais do Tocantins (Faerto) ao analista Pedro Henrique Rezende de Alcântara, da Embrapa Pesca e Aquicultura, indicado em pesquisa realizada com 1,2 mil agricultores e produtores rurais de agricultura familiar do estado.
  • Diploma de Honra ao Mérito, entregue pela Câmara Municipal de Dourados, MS, à Embrapa Agropecuária Oeste pelos relevantes serviços prestados àquele município, com destaque para o trabalho Monitoramento de resíduos de agrotóxicos no Rio Dourados.
  • Grande Medalha de Mérito de Sete Lagoas, MG, entregue pela Prefeitura Municipal de Sete Lagoas ao pesquisador Frederico Ozanan Machado Durães, chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, pelos serviços profissionais prestados àquele município.
  • Medalha Comemorativa aos 40 anos da criação do estado de Rondônia, entregue pelo governo estadual ao pesquisador Alaerto Luiz Marcolan, chefe-geral da Embrapa Rondônia, pelos relevantes serviços prestados no desenvolvimento do estado.
  • Medalha do Mérito do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), entregue à pesquisadora Maria Urbana Correa Nunes, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, por sua contribuição à valorização e regulamentação das profissões inseridas no Sistema Confea/Crea.
  • Moção de Aplauso, concedida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul à Embrapa Agropecuária Oeste, em razão de seu trabalho de zoneamento agrícola de risco climático (Zarc) e em comemoração aos 46 anos daquela Unidade.
  • Moção de Congratulação, concedida pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul à Embrapa Agropecuária Oeste, em comemoração aos 46 anos daquela Unidade.
  • Prêmio Boas Práticas ODS 2021, concedido pelo Movimento Nacional ODS/Sergipe à Embrapa Tabuleiros Costeiros, por seu engajamento na promoção da Agenda 2030 das Nações Unidas voltada aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
  • Prêmio Ciência-Tecnologia São Carlos 2021, na categoria Cientista Emérito, concedido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação de São Carlos (SP) ao pesquisador João Naime, chefe-geral da Embrapa Instrumentação, além dos pesquisadores Rui Machado, da Embrapa Pecuária Sudeste, e Angélica Maria Penteado Martins Dias, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
  • Prêmio de Startup que mais evoluiu com o Sistema Amazônico de Qualidade da Castanha-da-Amazônia (SAQ Castanha), entregue à pesquisadora Lúcia Helena de Oliveira Wadt e Prêmio do Programa Fertiliza Cacau – Sistema Integrado de Adubações (Fertiliza já), recebido pelo pesquisador Paulo Guilherme Salvador Wadt, ambos da Embrapa Rondônia. Os prêmios foram concedidos pelo governo estadual no âmbito do Programa Biotech Rondônia.
  • Prêmio Fapero 2021, nas categorias de Pesquisador Inovador e de Profissional de Comunicação, concedido pela Fundação Rondônia de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e a Pesquisa (Fapero), ao pesquisador Alexsandro Teixeira e à jornalista Renata Silva, ambos da Embrapa Rondônia.
  • Prêmio Fundect Pesquisador Sul-Mato-Grossense 2021, na subcategoria Inovação para o Setor Público, concedido pela Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia (Fundect) ao pesquisador Carlos Ricardo Fietz, da Embrapa Agropecuária Oeste, por seus relevantes serviços prestados ao estado.
  • Prêmio Hall da Fama da Citricultura Brasileira, entregue pelo Grupo de Consultores em Citros (GConci), de Cordeirópolis, SP ao pesquisador Eduardo Sanches Stuchi, da Embrapa Mandioca e Fruticultura.
  • Terceiro lugar no Prêmio Inovação Catarinense Professor Caspar Erich Stemmer 2021, na categoria Instituição de Ciência e Tecnologia Inovadora, concedido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) à Embrapa Suínos e Aves.
  • Título de Engenheiro do Ano, concedido pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (Aeasp) ao pesquisador Evaristo Eduardo de Miranda, da Embrapa Territorial.
  • Prêmio Mérito Agronômico 2021, concedido pela Associação dos Engenheiros Agrônomos de Pelotas (Aeapel) ao pesquisador Newton Alex Mayer, da Embrapa Clima Temperado, durante a Expofeira de Pelotas, RS.
  • Prêmio Mérito Rural 2021, concedido pela Associação Rural de Pelotas (ARP), RS ao pesquisador Décio Luiz Gazzoni, da Embrapa Soja.
  • Prêmio O Futuro da Terra, na categoria principal Prêmio Especial, concedido pelo Jornal do Comércio em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul ao pesquisador aposentado Bonifácio Nakasu, da Embrapa Clima Temperado e ex-diretor da Embrapa, durante a 44ª edição da Expointer.
  • Segundo lugar no Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora, concedido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) à parceria da Embrapa Tabuleiros Costeiros com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), que disponibilizou 600 L de água desmineralizada para produção de cerca de 2 mil litros de álcool em gel e líquido e água sanitária, para auxiliar o estado no combate à Covid-19.
  • Título de Cidadão Sinopense Honorário, concedido pela Câmara Municipal de Sinop (MT) ao pesquisador Austeclínio Lopes de Farias Neto, chefe-geral da Embrapa Agrossilvipastoril.
  • Projeto Rota dos Butiazais, da Embrapa Clima Temperado, transforma-se na Lei Estadual nº 15.673, do Rio Grande do Sul, como incentivo ao turismo sustentável e geração de renda associada aos butiás para 33 municípios gaúchos beneficiados.