A Diretoria Executiva é um órgão de Administração Superior, responsável por planejar, supervisionar, coordenar e controlar as atividades da Embrapa, além de formular suas políticas.  É composta pelo presidente e por três diretores-executivos: diretora-executiva de Gestão Institucional (DEGI), diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento (DEPD) e diretor-executivo de Inovação e Tecnologia (DEIT).

Foto de Celso Luiz Moretti

Presidente

Celso Luiz Moretti

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa (1990), especialização em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestrado (1993) e doutorado (1998) em Fitotecnia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal de Viçosa. É professor convidado do Departamento de Horticultura da Universidade da Florida, Gainesville, EUA, desde 2006; professor colaborador e orientador de estudantes de pós-graduação do Departamento de Nutrição Humana da Universidade de Brasília e professor honorário do Departamento de Agroindústria da Universidad Nacional del Santa (Peru), desde 2010. Foi chefe-geral da Embrapa Hortaliças, em Brasília, DF, de agosto de 2008 a março de 2013, chefe do Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD), entre 2013 e 2017 e diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento de 2017 a 2019. Tem experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Fisiologia Pós-Colheita, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade, hortaliças, pós-colheita, armazenamento, segurança dos alimentos, rastreabilidade, compostos bioativos e processamento mínimo.

Currículo Lattes Agenda


Foto de Guy de Capdeville

Diretor-Executivo de Pesquisa e Desenvolvimento

Guy de Capdeville

É Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal de Viçosa, com mestrado profissionalizante em proteção de plantas e mestrado “Stricto Sensu” em Fitopatologia pela mesma universidade. Concluiu o PhD em Plant Pathology pela Cornell University dos EUA e Pós-doutorado em citogenética vegetal pela Universidade de Wargeningen (Holanda) . Foi pesquisador da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia por 10 anos e chefe-geral da Embrapa Agroenergia por 3 anos.

Currículo Lattes Agenda


Foto de Adriana Regina Martin

Diretora-Executiva de Inovação e Tecnologia

Adriana Regina Martin

Pós-doutora em Inovação Tecnológica pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduada em Química, mestre e doutora em Ciência e Engenharia de Materiais, tem experiência em gestão de áreas de pesquisa de multinacionais como a BRF, onde atuou como gerente de redes de inovação e da HUNTSMAN, como chefe de laboratório de desenvolvimento de produto. Na esfera governamental, esteve à frente de duas diretorias ligadas à inovação no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), além de participar de colegiados estratégicos interministeriais relacionados à propriedade intelectual. Martin também é professora colaboradora no mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT), na Universidade de Brasília (UnB), onde foi professora visitante na área de Gestão da Inovação.

Currículo Lattes Agenda


Foto de Tiago Toledo Ferreira

Diretor-Executivo de Gestão Institucional

Tiago Toledo Ferreira

Graduado em Economia pela Unicamp e mestre em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), tem especialização em Finanças pela escola de negócios da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead/UFRJ). Fez cursos de educação executiva no Brasil e exterior. Análise econômico-financeira de indústrias e projetos de infraestrutura, bem como desestatização, são áreas nas quais Ferreira tem experiência, além da docência em finanças. Foi executivo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) nas áreas de Internacional, Comércio Exterior e Relacionamento Institucional.

Currículo Lattes Agenda


Governança Corporativa

Assembleia Geral da Embrapa (AG)

Colegiado que visa promover maior clareza e transparência ao processo decisório e exatidão nos controles dos órgãos estatutários.

 

Conselho de Administração (Consad)

Responsável pela organização, controle e avaliação das atividades da Embrapa.

 

Comitê de Auditoria (Coaud) 

Órgão de suporte ao Conselho de Administração nas funções de auditoria e de fiscalização.

 

Conselho Assessor Nacional (CAN)

Assessora na definição e compatibilização das ações estratégicas relevantes ao planejamento da programação.

 

Conselho Fiscal (Confis)

Acompanha a execução patrimonial, financeira e orçamentária da Empresa.

 

Comitê de Pessoas, Elegibilidade, Sucessão e Remuneração (Coele) 

Auxilia na verificação da conformidade dos processos de indicação e de avaliação dos administradores e conselheiros fiscais. 

 

Diretoria Executiva

Órgão de Administração Superior, responsável por planejar, supervisionar, coordenar e controlar as atividades da Embrapa, além de formular suas políticas.

Composição Administrativa

Consulte a Composição Administrativa da Embrapa.